A população em situação de rua no Brasil era de 358.553 pessoas no mês de outubro, segundo levantamento do OBPopRua (Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua), da UFMS (Universidade Federal de Minas Gerais).
De acordo com o levantamento, a população em situação de rua no Rio Grande do Sul era de 15.906 pessoas no mês de outubro. O levantamento indica predominância nos estados da região Sudeste.
No estado de São Paulo, estão 148.730 pessoas em situação de rua, das quais na capital 99.477 vivem na capital. Os estados do Rio de Janeiro, com 33.081 pessoas, e de Minas Gerais, com 32.685, vem em segundo e terceiro lugar no levantamento.
“O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e histoticamente tão vulnerabilizada no nosso país”, ressaltou o Observatório, em nota.
Os pesquisadores também chamaram atenção para a falta de transparência nos dados sobre a população em situação de rua, que deveriam ser públicos, abertos, transparentes e acessíveis a toda a sociedade.





