, ,

2 hospitais de Porto Alegre oferecem soro contra picada de escorpião

Neste ano, três pessoas foram picadas por escorpião amarelo em Porto Alegre.

publicado em

atualizado em

220203 CristineRochol escorpiaoAmarelo SMS 005
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre comunicou que a Capital passa a contar com soro contra picada de escorpião no Hospital Cristo Redentor.

Agora são dois os locais que oferecem o soro, também disponível no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que é utilizado para o atendimento de vítimas de acidentes com escorpiões quando uma pessoa é picada ou recebe uma ferroada do animal.

Em casos de acidentes, o tempo para socorro da vítima deve ser o mais curto possível, porque o veneno inoculado no organismo pode levar a óbito uma criança ou uma pessoa idosa ou com condição de saúde mais frágil em poucas horas.

“A oferta do soro no Hospital Cristo Redentor atende a uma necessidade de descentralização, garantindo maior agilidade para atender pessoas que residem na região norte ou leste da cidade”, destacou o gerente da Unidade de Vigilância Ambiental, Alexandre Companhoni.

Neste ano, segundo a prefeitura, três pessoas foram picadas por escorpião amarelo em Porto Alegre. Duas no Centro Histórico e uma no bairro Mário Quintana.

Em 2024 foram notificados à Vigilância Ambiental acidentes com quatro pessoas. Os bairros foram Mário Quintana, Centro, Partenon e São Geraldo. Um cachorro foi picado no Centro Histórico.

Tópicos