Nove municípios gaúchos atendidos pela Corsan ainda estão com o abastecimento de água comprometido em função das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
As informações foram divulgadas pela companhia nesta segunda-feira (23). A Corsan informou que ampliou equipes e recursos para acelerar recuperação do abastecimento nas regiões impactadas pela chuva.
“Desde o domingo, 22, mais de 60 profissionais entre equipes próprias, terceirizadas e mergulhadores, atuam de forma ininterrupta para restabelecer o abastecimento de água nas regiões atendidas pela Companhia”, disse.
A Corsan também informou a situação em cada cidade afetada. Confira abaixo:
Santa Maria
A Corsan disse que está trabalhando na reconstrução das adutoras que se romperam no começo da última semana. Segundo a companhia, duas bombas emergenciais estão operando na captação no Rio Ibicuí e a vazão de água bruta para a estação de tratamento está próxima da normalidade.
“O sistema de abastecimento está restabelecido em todo o município, com registros pontuais de instabilidade nos bairros que ficam mais distantes, onde a água demora mais a chegar”, disse.
Cachoeira do Sul
O sistema de captação está operando com o uso de gerador, devido à falta de energia elétrica em parte da cidade desde a sexta-feira (20). A parceria com o Exército garante o transporte de diesel para manter o funcionamento do equipamento.
“O abastecimento está normalizado na cidade”, afirmou a Corsan.
Frederico Westphalen e Caiçara
“Deste a madrugada desta segunda, a Corsan trabalha na limpeza do ponto de captação de água bruta no Rio Pardo”, ressaltou.
Com o excesso de chuva, parte da canalização e dos dispositivos que fazem a retenção de materiais sólidos, como pedras e galhos, ficaram obstruídos. Atendidos pelo mesmo sistema de abastecimento, moradores de ambos municípios poderão ter baixa vazão na rede ou oscilações no fornecimento de água.
Dona Francisca
Equipes da Corsan trabalharam durante todo o domingo na retomada do abastecimento, afetado por problemas eletromecânicos na captação de água bruta do rio Jacuí.
“O conserto no local já foi concluído e até a normalização do sistema, o fornecimento de água é reforçado por meio de caminhão-pipa”, disse a Corsan.
Restinga Sêca
A região da Lomba Alta está sendo abastecida por caminhões-pipa desde este domingo devido à impossibilidade de acesso ao sistema de bombeamento, inundado pelas cheias do Rio Vacacaí Mirim.
No Balneário das Tunas, o fornecimento de água segue interrompido, sem possibilidade de atendimento por caminhões-pipa, já que as vias de acesso também estão bloqueadas pelo extravasamento do rio.
Agudo
Corsan prepara a instalação, por meio de uma balsa, de nova bomba na captação de água bruta do rio Jacuí, a fim de ampliar a vazão para o tratamento na estação.
Em paralelo, equipes da Corsan trabalham na limpeza das bombas, obstruídas por materiais trazidos com a cheia do rio. Quatro caminhões-pipa estão sendo deslocados para o município para abastecer os reservatórios que atendem a população.
“A previsão é que o abastecimento esteja restabelecido até o final desta segunda”, disse a Corsan.
São Sepé
Desde este domingo, mergulhadores trabalharam na limpeza do cesto da bomba de captação de água bruta, obstruído por materiais trazidos pela cheia do rio, prejudicando o funcionamento do sistema.
“Uma nova bomba está sendo instalada para ampliar a vazão da água para a estação de tratamento. O sistema de abastecimento está restabelecido, podendo ocorrer oscilações de pressão até a normalização. Dois caminhões-pipa reforçam o atendimento em pontos da cidade”, afirmou a Corsan.
Arambaré
A Corsan trabalha na instalação de uma nova rede submersa no Arroio Velhaco, para substituir, emergencialmente, a adutora que foi levada pela força da chuva.
“A previsão é de que a intervenção seja concluída ao final desta segunda. Até a finalização dos trabalhos, o abastecimento poderá apresentar oscilações”, ressaltou.