Um avião cargueiro de grande porte, Boeing 747-400F, pousou na tarde deste domingo (20) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O avião é conhecido como “rainha dos céus”. A a chegada do equipamento e a alta complexidade que a operação exige é considerada um momento histórico para a aviação de Porto Alegre.
A aeronave saiu do Aeroporto Internacional de Incheon na Coreia do Sul, às 13h de sábado (19) e faz duas paradas técnicas antes de chegar a Porto Alegre, às 16h21 deste domingo.
O avião trouxe 40 toneladas de maquinário de alta tecnologia para produção no Rio Grande do Sul. A carga foi encomendada pela HT Micron Semicondutores, empresa brasileira que fornece soluções avançadas em semicondutores, e faz parte do grupo Sul Coreano Hana Micron.
O material será usado na produção de uma nova linha de circuitos integrados semicondutores para o mercado de computadores e smartphones.
“A operação marca um momento importante para a economia do Rio Grande do Sul, destacando a infraestrutura e a capacidade do aeroporto de Porto Alegre, para o recebimento de cargas de grande porte. Além disso, reforça o papel estratégico da mão de obra do povo gaúcho no setor de alta tecnologia”, avalia Leila Zappe, que atua no setor de Logística da HT Micron.
É a primeira vez que um avião deste porte vem para a Capital após a recuperação do aeroporto. A última vez que um cargueiro desta magnitude esteve em Porto Alegre foi em novembro de 2023.