O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) o nome do novo Papa. O líder da Igreja Católica se chamará Leão XIV. O pontífice é o cardeal americano Robert Prevost, eleito no conclave que terminou na tarde desta quinta.
No Rio Grande do Sul, após o anúncio do novo Papa, o governador Eduardo Leite fez um manifesto nas redes sociais sobre a escolha.
“A escolha de Leão XIV como novo Papa toca fundo o coração de milhões de católicos no mundo inteiro. Sua primeira mensagem foi um eco vivo do legado de Francisco. Uma Igreja que escuta, que acolhe e sente a dor dos que mais sofrem”, disse.
“Ao falar em construir pontes, o novo pontífice nos convida a renovar a esperança num mundo dividido. Como católico, como homem público e como brasileiro, recebo com fé e entusiasmo essa escolha”, ressaltou.
“Que Deus o ilumine. Que o espírito de Francisco siga vivo em cada gesto do novo Papa. O mundo precisa de pontes. Não de muros”, finalizou o governador.
Robert Prevost nasceu em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias. Ele também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
