O Grêmio foi goleado na volta ao Campeonato Brasileiro 2025. Na noite deste domingo (13), no Mineirão, o tricolor gaúcho perdeu por 4 a 1 para o Cruzeiro.
O jogo começou com pressão do time do Cruzeiro. A equipe do Grêmio não teve forças para segurar. Aos 24 minutos do primeiro tempo, a equipe mineira abriu o placar. Após cobrança rápida de um lateral, Matheus Pereira encontrou Kaio Jorge nas costas do zagueiro Kannemann. O centroavante tocou por cobertura na saída do goleiro Tiago Volpi, 1 a 0.
O Grêmio não conseguiu reagir e viu a equipe adversária ampliar o placar. Aos 32 minutos da primeira etapa, o Cruzeiro marcou novamente, dessa vez com Villalba, em gol validado após análise do VAR, que descartou possibilidade de impedimento.
Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Grêmio chegou com perigo no ataque. Amuzu arriscou jogada individual e chutou forte de fora da área, mas a bola passou por cima do gol.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Mano Menezes mexeu na equipe do Grêmio, mas não deu resultado. O Cruzeiro iniciou o segundo tempo pressionando a equipe gremista.
Aos 9 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge subiu sozinho na área do Grêmio e cabeceou no meio do gol para fazer o terceiro gol do Cruzeiro.
Aos 18 minutos da segunda etapa, o Grêmio descontou no placar. Edenílson acionou André Henrique, que, frente a frente com o goleiro do Cruzeiro, mandou para o fundo das redes, diminuindo a diferença no placar, 3 a 1.
Aos 31 minutos, o Cruzeiro fez o quarto gol. Kaio Jorge invadiu a área entre Kannemann e Wagner Leonardo. Ele chutou cruzado não deu chances para Tiago Volpi, 4 a 1.
Com o resultado, o Grêmio perdeu uma posição na tabela e terminou o fim de semana no 12º lugar, com 16 pontos, cinco abaixo do G-6 e os mesmos cinco acima do Z-4.
Coletiva
Após o jogo, na coletiva, o técnico Mano Menezes reconheceu a atuação ruim da equipe do Grêmio diante do Cruzeiro.
“O Cruzeiro tem muita qualidade, tem um bom jogo organizado, é o vice líder do campeonato, e se aproveitou dos nossos erros”, ressaltou.
Na coletiva, Mano Menezes assumiu “parcela de culpa” pela goleada sofrida. “Foi um jogo entre duas grandes equipes. Um 4 a 1 para uma equipe o treinador tem a sua parcela dele. Talvez poderia ter protegido mais a equipe. Penso que a minha cobrança inicial para todos era porque tínhamos uma formação para jogar mais e quase nunca jogamos”, salientou.
“Acho que a gente não competiu, como poderíamos ter competido. Acho que podemos fazer melhor, e vamos fazer melhor na quarta-feira (contra o Alianza Lima)”, disse o treinador do Grêmio.
“Temos quarta-feira um jogo de eliminatória e o próprio regulamento de um jogo assim, de 180 minutos, requer algumas escolhas diferentes do que fizemos hoje”, finalizou Mano Menezes.