O roteiro da comitiva da Defesa Civil italiana no Rio Grande do Sul teve sequência nesta quarta-feira (16), em encontro com o governador Eduardo Leite.
O grupo, ao lado do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, foi recebido no Palácio Piratini, na manhã desta quarta. O objetivo da vinda dos especialistas é a oportunidade de conhecer a estrutura local para o combate a eventos climáticos e trocar experiências com a comunidade gaúcha.
Durante a reunião, Leite celebrou mais um momento de conexão entre o Rio Grande do Sul e a Itália, e ressaltou a importância da preparação para os enfrentamentos referentes ao clima em todo o mundo.
“É extremamente positivo termos esse tipo de intercâmbio. Momentos como esse nos permitem ouvir, aprender e, por que não, também compartilhar nossas experiências. A gestão de riscos e desastres é um desafio global, e o diálogo fortalece a nossa capacidade de resposta. Valorizo muito essa troca, que qualifica as políticas públicas e reforça o compromisso do Estado com a proteção das pessoas e a construção de comunidades mais resilientes”, apontou.
O cônsul-geral ressaltou que a proximidade entre gaúchos e italianos vai muito além da cultura e economia, áreas sempre exaltadas na relação, passando também por aspectos sociais e de proteção à vida.
“Vivemos juntos os traumas dos últimos anos, tendo, inclusive, a própria sede do Consulado atingida pela enchente de 2024. Proporcionar a presença de experts em sistema de proteção e combate a desastres climáticos aqui é uma forma de contribuir com toda população”, disse.
A comitiva italiana está no Rio Grande do Sul desde terça-feira (15), quando conheceram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e fizeram uma navegação de reconhecimento pelo Lago Guaíba.
Ainda nesta quarta, o grupo foi ao Vale do Taquari, onde realiza reunião técnica na cidade de Muçum, com representantes da defesa civil dos municípios da região.
Na quinta-feira (17), a comitiva estará em Bento Gonçalves para o Seminário Internacional sobre Cooperação entre a Proteção Civil do Rio Grande do Sul e a Itália, no Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da cidade.