A noite desta quarta-feira (16) não foi boa para a torcida gremista. No Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (Peru), o Grêmio jogou mal e perdeu por 2 a 0 para o Alianza Lima, em jogo válido pelos playoffs da Sul-Americana 2025.
O Grêmio quase abriu o placar com apenas nove segundos de jogo. André Henrique arriscou um chute de fora da área e o goleiro Viscarra fez grande defesa para evitar o gol.
Após o lance, o Alianza Lima passou a reter mais a posse de bola e buscar o ataque, mas sem levar perigo a Tiago Volpi em finalizações que foram travadas pelo sistema defensivo do Grêmio. O goleiro do Grêmio trabalhou aos 16 minutos do primeiro tempo. Em finalização pela esquerda de Eryc Castillo, Volpi fez a defesa rente à trave.
Aos 18 minutos, o Grêmio respondeu com Alysson. Ele recebeu de Dodi em profundidade, invadiu a área e chutou mascado para defesa do goleiro adversário.
Aos 28 minutos, Eryc Castillo tentou a finalização de dentro da área, mas o lateral-direito Igor estava atento na jogada e fez o corte, jogando a bola em escanteio. Aos 34 minutos do primeiro tempo, foi a vez do Grêmio atacar. Alysson alçou a bola para a área do Alianza Lima, a defesa cortou parcialmente e ficou com Edenilson, que chutou firme para defesa de Viscarra.
Segundo tempo
A etapa final começou com a equipe do Alianza Lima jogando de forma mais ofensiva e ficando mais com a posse de bola. Aos 13 minutos do segundo tempo, Eryc Castillo começou a jogada pela esquerda e cruzou para área.
Na primeira tentativa de finalização, Tiago Volpi defendeu parcialmente. Na sobra, Paolo Guerrero tentou e Marlon tirou em cima da linha. No rebote, Gentile abriu o placar. Dois minutos depois, Eryc Castillo chutou cruzado para marcar o segundo do Alianza Lima.
O Grêmio foi em busca do primeiro gol, mas encontrou dificuldades, a equipe gremista não teve forças para reagir. O jogo de volta, diante do Alianza Lima, acontece no dia 23 de julho, às 21h30, na Arena do Grêmio.
Coletiva
Na coletiva, após o jogo, o técnico Mano Menezes comentou sobre o desempenho do Grêmio e o resultado negativo fora de casa.
“Penso que o resultado é reversível, mas precisamos fazer boa parte daquilo que fizemos bem aqui e não cometer os erros individuais”, disse o técnico do Grêmio. “Tirando o lado direito, de maneira geral, tivemos um bom desempenho defensivo”, seguiu.
“Para o segundo jogo teremos os retornos importantes de Cristian Olivera e Braithwaite. Acho, inclusive, que estarão prontos para sábado”, completou o técnico do Grêmio.
Mano Menezes foi questionado sobre somar mais uma derrota após o período de “férias”. “Falar em cima de derrota é algo complicado, provavelmente não foi treinado nada, por isso que o time não está conseguindo executar”, respondeu.