Prefeitura de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, iniciou neste sábado (19) o mutirão para cirurgias de catarata.
Neste sábado, a prefeitura realizou a entrega de 360 autorizações para cirurgias de catarata, em uma ação que marca um importante avanço no cuidado com a saúde visual das pessoas.
“A entrega faz parte de um mutirão organizado pela Secretaria de Saúde, que visa devolver a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com perda de visão causada pela catarata. As cirurgias já começam a ser realizadas na próxima semana”, disse a prefeitura.
O mutirão contará com a atuação de uma equipe especializada de oftalmologistas do Rio de Janeiro, em parceria com o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
“A iniciativa foi cuidadosamente planejada para atender de forma segura, eficaz e humana todos os pacientes com indicação cirúrgica confirmada”, afirmou a prefeitura.
“Cada cirurgia representa mais do que um procedimento. Representa o cuidado com a dignidade de quem precisa voltar a enxergar com nitidez e segurança para retomar sua rotina com mais independência”, disse o prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado.
A organização do processo ficou a cargo da Secretaria de Saúde, que garantiu que os pacientes selecionados já tivessem passado por exames e consultas oftalmológicas.
“Os critérios de prioridade foram definidos com base em avaliação médica, assegurando que os casos mais urgentes fossem atendidos primeiro”, garantiu a prefeitura.