O Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da Santa Casa de Porto Alegre promoveu, no último fim de semana, o terceiro mutirão de lesões de pele de 2025.
“A iniciativa teve como foco oferecer tratamento cirúrgico a pacientes com tumores cutâneos que necessitam de reconstrução com enxertos de pele ou retalhos locais”, ressaltou a assessoria de imprensa da Santa Cass.
Ao todo, 11 pacientes que aguardavam atendimento pelo SUS foram contemplados. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a seleção considerou critérios como a complexidade dos casos e a necessidade de acompanhamento especializado.
A ação envolveu a atuação coordenada das médicas residentes Amanda Gros, Catherine Alves e Betina Vescovi, além da equipe de enfermagem do núcleo.
“Além do benefício direto aos pacientes, a ação reforça o papel social da Santa Casa e de seu corpo clínico na promoção da saúde, no enfrentamento ao câncer de pele e na garantia de acesso a procedimentos complexos”, destaca o médico cirurgião plástico e regente do serviço Níveo Steffen, que coordenou o mutirão.