, ,

Santa Casa promove curso inédito de cirurgia da base do crânio

O curso reúne professores convidados de renome internacional, vindos do Canadá, Argentina, França e Itália.

Avatar de Redação RS

|

24/07/25

às

13:33

Atualizado em: 24/07/2025 às 13:34

Santa Casa

Foto: Max Correa/Santa Casa

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a Santa Casa de Porto Alegre promove um curso de cirurgia que utiliza cadáveres frescos para treinamento médico de Cirurgia da Base do Crânio.

O curso, realizado em parceria com a UFCSPA, é voltado à capacitação de profissionais da saúde, especialmente neurocirurgiões e otorrinolaringologistas, com ênfase no diagnóstico, planejamento e execução de técnicas cirúrgicas avançadas no tratamento de doenças complexas.

A utilização de corpos preservados por resfriamento, sem processos de conservação química, proporciona aos médicos uma experiência prática com maior fidelidade anatômica, aproximando o treinamento das condições reais encontradas em cirurgias.

É uma forma que se assemelha ao máximo à cirurgia em pacientes vivos, representando um avanço significativo na formação médica.

“Acreditamos que o aperfeiçoamento médico precisa ser vivenciado. Por isso, investimos em cursos com práticas hands-on, que desenvolvem habilidades técnicas, ampliam a tomada de decisão baseada em evidências e elevam a qualidade assistencial”, aponta o Diretor Médico de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil.

Coordenado pelos neurocirurgiões Antônio Delacy Martini Vial e Erion Júnior de Andrade, o curso reúne professores convidados de renome internacional, vindos do Canadá, Argentina, França e Itália, além de especialistas brasileiros, que compartilham experiências, técnicas e inovações na área.

“A Santa Casa possui a estrutura e um corpo clínico de excelência que tornam possível a realização de um curso desse nível no Estado. A formação contribui diretamente para a melhoria da assistência ao paciente, proporcionando procedimentos mais seguros, precisos e eficazes, com impacto real na recuperação e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma Antônio Delacy.

A turma de dez alunos, composta por profissionais de diferentes regiões do país, concluirá a capacitação nesta sexta-feira (25). Para o neurocirurgião Erion Júnior, o curso representa um avanço importante para a medicina realizada no Estado.

“É uma formação que eleva o padrão da nossa prática médica, promovendo avanços que fazem a diferença na vida de quem precisa de tratamentos complexos”, ressaltou.

Tópicos