, ,

Abrigo da EPTC tem mais de 40 cavalos para adoção

Entre janeiro e junho, a EPTC recolheu 126 cavalos em Porto Alegre.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

26/07/25

às

13:38

240604 DIVULGACAO 1 3

Foto: Jaqueline Moura / EPTC / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre informou que o abrigo de equinos da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) conta atualmente com 49 cavalos albergados e 46 estão aptos para adoção.

A EPTC alerta para os riscos provocados por cavalos soltos nas ruas e reforça que segue com o programa de adoção responsável de animais.

“De janeiro a junho de 2025, 31 cavalos foram entregues para adoção, após serem recolhidos em ações de fiscalização. Todos os animais são tratados, microchipados e identificados antes de serem disponibilizados”, ressaltou.

Durante o inverno, o abandono de cavalos costuma ser mais frequente, devido à escassez de pastagem e ao aumento do custo da alimentação.

Entre janeiro e junho, a EPTC recolheu 126 cavalos em áreas de circulação proibida ou em situação de maus-tratos.

“Destes, 76 foram devolvidos aos seus responsáveis. Ao menos 13 animais recolhidos neste ano já haviam sido retirados das ruas anteriormente, o que só foi possível identificar graças ao microchip, que caracteriza os casos de reincidência”, afirmou a EPTC.

Abrigo

No abrigo, todo o processo é acompanhado pela EPTC, que realiza visitas anuais às famílias adotantes para verificar os cuidados dos animais. Em 2025, já foram feitas 16 vistorias pós-adoção.

Para adotar, o interessado deve possuir espaço adequado e se cadastrar por meio da Carta de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre, para assumir a guarda legal do animal como fiel depositário.

Os cavalos adotados não podem ser utilizados para trabalho de tração – como carroças, charretes ou arados – nem para práticas esportivas, como saltos e corridas.

Para se candidatar, o interessado deve preencher o formulário de fiel depositário disponível neste link e posteriormente enviá-lo ao e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br.

A visitação ao abrigo é permitida mediante agendamento. O espaço está localizado na rua Crispim Antônio Amado, 1266, Bairro Lami, na zona Sul de Porto Alegre.

Tópicos