,

Temporais provocam estragos em cidades gaúchas; Jaguarão registra ventos de 104 km/h

Área de instabilidade provocou temporais isolados no Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

02/08/25

às

18:59

Atualizado em: 02/08/2025 às 19:36

temporal bage

Cidade de Bagé foi atingida por temporal neste sábado. Foto: Divulgação/Defesa Civil de Bagé

A área de instabilidade que ingressou no Rio Grande do Sul provocou temporais e vento forte.

Rajadas de vento acompanhadas de temporais isolados foram registados na Campanha, Região Sul, Fronteia Oeste e Região Central neste sábado (2). Ao menos três municípios Rio Grande do Sul registraram queda de granizo: Rio Grande, Bagé, São José do Norte, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Ainda não há um levantamento oficial da Defesa Civil sobre os estragos.

De acordo com a Defesa Civil, o município de Bagé contabilizou danos após temporal de granizo, com destelhamentos de casas nos bairros Tarumã, Arvorezinha e Castro Alves.

Já em Santana do Livramento cerca de quatro casas precisaram de distribuição de lonas, de acordo com a Defesa Civil. O vento também derrubou árvores no centro da cidade.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Jaguarão o vento chegou a 104 km/h. A Defesa Civil do município contabilizou, até agora, pelo menos oito residências com destelhamento.

Em Santa Maria, rajadas fortes de 60 km/h foram registradas na manhã deste sábado, acompanhadas por chuva e granizo. De acordo com as primeiras informações, houve pelo menos seis ocorrências de entrega de lonas para residências que sofreram destelhamento, nos bairros Camobi e nos bairros Tancredo Neves e Santa Marta.

Com o avanço da área de instabilidade, o Rio Grande do Sul segue com com alerta para temporais isolados na próximas horas.

Tópicos