A cidade de Caxias do Sul recebeu a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, marcando oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas 2025.
A cerimônia, promovida pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) ocorreu no Parque de Eventos da Festa da Uva. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também marcou presença.
“O que nós cultivamos com a chama, com a pilcha e com as danças tradicionalistas revelam o espírito do povo gaúcho: amor a esta terra, compromisso com ela e a força para enfrentar desafios”, ressaltou Leite.
Em Caxias do Sul, a solenidade reuniu cerca de 1,5 mil cavaleiros, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas , que partem em cavalgadas distribuindo a centelha da chama para todos os CTGs do Rio Grande do Sul.
Um dos trajetos mais longos, até a 4ª RT, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, pode levar até 30 dias. No dia 14 de setembro, uma dessas centelhas vai acender o candeeiro do Palácio Piratini, em Porto Alegre, dando início à Semana Farroupilha.
Um símbolo gaúcho
Reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, a Chama Crioula é um dos símbolos mais significativos da identidade gaúcha.
Sua primeira geração ocorreu em 7 de setembro de 1947, quando um grupo de jovens tradicionalistas, liderado por Paixão Côrtes, retirou uma centelha da Pira da Pátria, em Porto Alegre.





