,

Boulevard ligará Largo dos Açorianos ao Centro Histórico de Porto Alegre

Em Porto Alegre, o projeto prevê um boulevard de 1,4 quilômetro ligando a Praça dos Açorianos.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

19/08/25

às

21:17

acorianos

Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Uma via ampla e arborizada, projetada para oferecer ambiente agradável com áreas verdes, calçadas largas e ciclovia. Esta qualificação é o objetivo do protocolo de intenções assinado nesta terça-feira (19), entre a Prefeitura de Porto Alegre, a Associação Comunitária do Centro Histórico e a incorporadora ABF Developments.

O projeto prevê um boulevard de 1,4 quilômetro ligando a Praça dos Açorianos à esquina das ruas General Salustiano e dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre.

“Essa parceria mostra que quando o poder público, a iniciativa privada e a comunidade se unem, quem ganha é a nossa cidade. O Centro Histórico tem voltado, cada vez mais, a ser prioridade e, com projetos como este, estamos resgatando a vida, a beleza e a vitalidade de um dos espaços mais tradicionais e importantes de Porto Alegre”, afirmou o prefeito de Porto Alegre. Sebastião Melo.

Corredor verde

O projeto entregue pela ABF Developments tem por objetivo criar um corredor urbano ativo e funcional no trecho do Centro Histórico de Porto Alegre. Muitos canteiros de árvores nativas, calçadas alargadas mais receptivas aos pedestres, estreitamento da via de tráfego, implementação ciclovia e iluminação, além de outros equipamentos de mobiliário urbano estão previstos para tornar a região mais atrativa e segura, possibilitando o desenvolvimento econômico.

Execução

A proposta entregue prevê a implementação do boulevard em dois trechos. O primeiro, de aproximadamente 600 metros, será da rua dos Andradas com a General Salustiano até a General Vasco Alves. Já o segundo terá cerca de 800 metros, e será executado entre a rua General Vasco Alves e a Praça dos Açorianos.

A ABF Developments entregará, em forma de doação, os projetos urbanísticos e complementares dos dois trechos e realizará a execução do trecho 1 com recursos do banco de Solo Criado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O trecho 2 poderá ser executado por outro parceiro privado no mesmo formato.

“Esse é um passo importante na requalificação do Centro Histórico. Esta parceria demonstra o poder da colaboração entre a prefeitura e a iniciativa privada para transformar o eixo viário em um parque linear urbano, promovendo mais vida, segurança e desenvolvimento para a região”, celebrou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Boulevard
Imagem do projeto. Crédito: Divulgação

Tópicos