O cenário do Centro Histórico de Porto Alegre poderá mudar daqui a um tempo. Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre proposta de lei que institui o Projeto de Implantação da Rua Coberta na Rua dos Andradas (a Rua da Praia).
O autor do projeto é o vereador Mauro Pinheiro (PP). Segundo o vereador, a Rua Coberta poderá abrigar atividades como feiras de economia criativa, de livros, de artesanato e de produtos regionais; apresentações culturais e artísticas; eventos turísticos e gastronômicos; e atividades educativas e comunitárias.
“A implantação de uma rua coberta visa transformar esse espaço em um ambiente mais seguro, protegido e atrativo tanto para quem circula quanto para quem nele empreende. A proposta não apenas valoriza o comércio, como também abre novas possibilidades para o turismo, a arte e a cultura no centro da Cidade, fortalecendo o sentido de pertencimento da população e contribuindo para a recuperação do espaço urbano”, ressalta Pinheiro.
Em Porto Alegre, há uma rua coberta ligada com a Andradas. Conhecida como Rua 24 Horas (que de 24 horas não tem nada), a Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, entre a Andradas e a Andrade Neves, no Centro Histórico, está sempre com problemas.
Ao andar pela Rua 24 Horas, é possível encontrar um sinal de abandono.





