Os pôneis chegam à Expointer deste ano batendo recorde entre os equídeos.
Segundo a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), são 217 pôneis inscritos, totalizando um aumento de 112,75% em relação a 2024, quando estiveram na feira 102 animais. Neste ano, devem participar também da feira criadores de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
A presidente do Núcleo de Criadores de Pônei do Rio Grande do Sul da ABCC Pônei, Flávia da Costa Gama, está confiante. “Esta deverá ser uma das maiores exposições de pôneis do Brasil. Pretendemos manter e cada vez mais aprimorar nossas exposições trazendo ainda mais os criadores do resto do Brasil para partilharem conosco a experiência de viver a Expointer”, destacou.
Conforme a Seapi, os pôneis vão ter julgamento de classificação entre os dias dois e quatro de setembro, quando ocorre a final, na pista ao lado do Pavilhão dos Pôneis. No dia 6 de setembro estão previstas provas e brincadeiras.
A 48ª Expointer será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, em Esteio.
Animais
Com o encerramento das inscrições de animais rústicos para a 48ª Expointer, a edição deste ano da feira contará com um total de 6.696 animais.
Segundo a Seapi, são 1.589 animais rústicos, que participam de julgamentos, vendas, leilões ou provas, e 5.107 animais de argola, que vão a julgamento morfológico nesta modalidade. As inscrições de rústicos tiveram um aumento de 18,2% em relação ao ano passado.





