, ,

Santa Casa integra rede de fortalecimento do tratamento oncológico pediátrico

Santa Casa de Porto Alegre passa a colaborar em uma rede nacional que beneficia mais de 2 mil crianças.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

11/09/25

às

15:01

Atualizado em: 11/09/2025 às 15:10

Santa Casa de Porto Alegre Portico

Foto: Divulgação/Santa Casa

O Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, agora integra a Aliança AMARTE (Apoio Maior, Aumentando Recursos e Treinamento Especializado), uma iniciativa que reúne hospitais de diferentes regiões do Brasil em um esforço conjunto para elevar a qualidade do diagnóstico e do tratamento oncológico pediátrico.

A coordenação é do Hospital de Amor, de Barretos (São Paulo), em parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital, referência mundial em oncologia pediátrica.

Criada em 2020, a Aliança AMARTE iniciou com 13 instituições e hoje reúne mais de 30 centros de referência em oncologia pediátrica no Brasil. O objetivo é equalizar diagnósticos, padronizar tratamentos e fortalecer a capacitação profissional, além de desenvolver estudos clínicos e epidemiológicos que ampliem as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.

Ao fazer parte da rede, o Hospital da Criança Santo Antônio passa a ter conhecimento sobre protocolos clínicos utilizados em outros centros de referência, treinamentos contínuos e banco de dados nacional para monitoramento de indicadores e resultados, além de compartilhar sua experiência como hospital de alta complexidade.

“Essa integração também possibilita a troca de conhecimentos entre equipes médicas e multiprofissionais, bem como o desenvolvimento de estratégias conjuntas para reduzir desigualdades regionais no acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oncológico”, explica o diretor médico do hospital, Fernando Lucchese.

“Trata-se de um projeto grandioso, que além de qualificar ainda mais nossas equipes, trará benefícios diretos aos pacientes. Nosso compromisso é participar ativamente dos encontros e grupos de trabalho da Aliança e compartilhar os aprendizados com diferentes especialidades, fortalecendo o hospital como um todo”, destaca a médica Laura Garcia de Borba, coordenadora do Serviço de Hematologia Pediátrica da Santa Casa.

Colaboração

Com a nova adesão, a Santa Casa de Porto Alegre passa a colaborar em uma rede nacional que beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes por ano, alinhando-se às melhores práticas internacionais em oncologia infantojuvenil.

“Essa adesão reforça nosso compromisso com a excelência no cuidado pediátrico e com a inovação em oncologia, além de fortalecer nossa participação em uma rede colaborativa que visa oferecer tratamentos cada vez mais eficazes e humanizados para crianças e adolescentes de todo o país”, destaca a diretora técnica da Santa Casa, Gisele Nader Bastos.

Tópicos