O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira (1), a antecipação de 90% do 13º salário dos servidores vinculados ao Poder Executivo.
O pagamento será realizado no dia 3 de novembro 2025, conforme decreto publicado no Diário Oficial. “O valor restante será quitado até 19 de dezembro, um dia antes da data limite prevista em lei, com possibilidade de antecipação, conforme evolução do fluxo de caixa”, disse o governo do Estado.
Segundo os dados do governo do Rio Grande do Sul, o valor total da primeira parcela da folha natalina chega a R$ 1,5 bilhão, beneficiando 128 mil servidores ativos, 166 mil inativos, 46 mil pensionistas e servidores vinculados a estatutos próprios, além de empregados públicos vinculados à administração direta, autarquias e fundações.
“Chegar a cinco anos de salários pagos em dia é resultado de decisões difíceis, mas necessárias, para garantir um Estado mais eficiente e respeitoso com seus servidores. Essa conquista representa a reconstrução da confiança no poder público e o compromisso com quem faz o Estado funcionar todos os dias”, destacou o governador Eduardo Leite.
A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, também ressaltou o impacto positivo da medida. “A antecipação do 13º é mais uma demonstração de responsabilidade fiscal e respeito ao funcionalismo. Com planejamento e reformas, conseguimos garantir previsibilidade aos servidores e injetar recursos importantes na economia gaúcha,” afirmou.