A Corsan inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que tem capacidade para atender os mais de 17 mil habitantes do município e os veranistas.
“O investimento de R$ 6,7 milhões possibilita o tratamento de 15 litros de resíduos domésticos por segundo, representando avanço nos índices de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento da cidade e do Litoral Norte”, ressaltou a assessoria de imprensa da Corsan.
A nova estrutura garante que os resíduos gerados pela população sejam tratados de forma eficiente, promovendo a preservação dos recursos hídricos locais. “O efluente purificado é devolvido à natureza por meio de sistema de bacias de infiltração e evaporação, em conformidade com os padrões ambientais exigidos pela legislação”, garantiu.
“O investimento representa muito mais do que infraestrutura. É a garantia da sustentabilidade econômica, da saúde e da preservação do meio ambiente para Cidreira e para as cidades vizinhas”, afirmou a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.
O prefeito de Cidreira, Gilberto da Costa Silva, afirmou que a estação da Corsan representa a concretização de grandes resultados. “Estamos muito orgulhosos. Saneamento básico é saúde pública, é desenvolvimento e é isso que a nossa cidade precisa. Hoje damos um passo importante não somente para Cidreira, mas para toda a região”, considerou.
A comunidade está convidada para conhecer a estação e os processos de tratamento por meio do programa socioambiental Portas Abertas. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Cidreira fica localizada na Avenida Júlio Brunelli, no bairro Centro.