Uma equipe da SES (Secretaria Estadual da Saúde), realizou, na tarde desta quinta-feira (9), uma visita técnica na Santa Casa de São Gabriel, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e participou de uma reunião com representantes da instituição e autoridades municipais.
No fim de setembro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul ingressou com uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência para garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados pela Santa Casa de São Gabriel.
Após movimentação do Ministério Público, uma decisão judicial afastou toda a diretoria da instituição e concedeu ao município a gestão do hospital. Uma interventora foi contratada para fazer um diagnóstico da situação e propor ações para recuperar o hospital.
“O encontro marca o início do trabalho de apoio técnico oferecido pelo governo do Estado para reestruturar os serviços da unidade hospitalar, que desde a última segunda-feira (6/10) passou a ser administrada pelo município”, ressaltou o governo Rio Grande do Sul.
O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, destacou a importância de o Estado estar junto com o município nesse processo de reestruturação a Santa Casa.
“Vamos precisar muito da Secretaria da Saúde para vencermos o desafio que temos diante de nós. Primeiramente, vamos fazer um diagnóstico mais preciso e correto e construir uma nova relação com os funcionários para revertermos um quadro que sabíamos ser muito difícil”, disse.
Após apresentação da situação atual por representantes da Santa Casa, a equipe da SES visitou todos os setores do hospital e iniciou um levantamento das estruturas disponíveis e das necessidades mais urgentes.
“A equipe do hospital foi orientada a estabelecer quais são as áreas que devem ser priorizadas para dar início à reestruturação dos serviços e ao saneamento da instituição”, destacou o governo Estado.