,

Nova frente fria avança e Defesa Civil aponta risco de temporais em áreas do RS

Além da frente fria, a Defesa Civil alerta para atuação de um ciclone.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

10/10/25

às

13:42

Atualizado em: 11/10/2025 às 13:01

tempo temporal

Imagem de Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O avanço de uma frente fria deixa o Rio Grande do Sul em alerta para temporais durante o fim de semana.

Com o avanço da frente fria, a Defesa Civil do Estado atualizou as informações e emitiu alertas para áreas do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo). Conforme o boletim do tempo da Defesa Civil, no sábado (11), uma área de baixa pressão (nuvens carregadas e baixas) favorece temporais isolados à tarde, que podem causar granizo, chuva moderada, e rajadas de vento de até 90 km/h em áreas do Norte, Serra, Vales, Região Metropolitana, Região Central, Região Sul e Campanha.

À noite, com o avanço da frente fria, as nuvens carregadas ganham mais força na Campanha, Fronteira Oeste e Missões, com temporais acompanhados de queda de granizo de maneira isolada, chuva pontualmente forte, e rajadas de vento
acima dos 100 km/h.

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a partir da madrugada de domingo (12), o avanço da frente fria favorece temporais na maior parte do Estado, começando pelo Oeste do Estado, com rajadas de vento, queda de granizo e chuva moderada a forte.

Nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte e parte da Região Central, as tempestades ocorrem com maior intensidade e as rajadas de vento podem superar 100 km/h durante a madrugada.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul colocou em alerta laranja (alto alerta), com grande possibilidade de tempo severo, as áreas da Fronteira Oeste, Missões, Região Noroeste, Região Central e Norte.

A tendência é que, na segunda-feira (13), a atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai provoque rajadas de vento em grande parte do Estado, com intensidade variando entre 50 e 80 km/h, podendo alcançar até 90 km/h no Litoral.

defesa civil
Região em laranja aponta as áreas com mais perigo para temporais no RS.

Tópicos