O avanço da frente fria provocou rajadas de vento pelo Rio Grande do Sul neste domingo (12). As áreas mais afetas foram região Noroeste e Norte do Estado.
Em Palmeira das Missões, o vento destelhou casas e derrubou cerca de 20 árvores. Além disso, diversos pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos.
A Defesa Civil do Estado avalia se houve microexplosão em Palmeira das Missões. A cidade de Marau também foi afetada pelas rajadas de vento, mas ainda não há informações oficiais sobre o estragos.
Com o descolamento da frente fria, o Rio Grande do Sul segue em alerta para tempestade ao longo deste domingo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja (perigo) para todo o território gaúcho.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.
Segundo o Inmet, o vento chegou, a 99km/h na cidade de Santiago, 76km/h em Marau e Serafina Corrêa e 62km/h em Soledade neste domingo.