A base do governo do Estado impediu o convite para que o governador Eduardo Leite fizesse uma manifestação na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das concessionárias de energia do Rio Grande do Sul, que investiga a atuação de empresas como CEEE Equatorial e RGE no Rio Grande do Sul.
O convite para o governador, requerido pelo presidente do grupo, deputado estadual Miguel Rossetto, foi rejeitado pelo placar de sete a quatro. O deputado quer saber, em especial, sobre a obrigação prevista na Cláusula 4.1 do Contrato de Compra e Venda de Ações da CEEE-D, firmado em 8 de julho de 2021, que impõe ao comprador a manutenção da capacitação técnica da concessionária.
“É lamentável uma maioria governista impedir a manifestação importante do governador. Cabe ao governador que vendeu a CEEE acompanhar o cumprimento das obrigações contratuais. Neste item do contrato é claro que há um problema sério de qualidade da empresa. Solicitamos que Eduardo Leite informasse à CPI se está acompanhando esse tema pela responsabilidade que tem como signatário do contrato”, justificou Rossetto.