, ,

Caso Gabriel: Brigada Militar comunica exclusão de policiais militares

Três policiais militares foram excluídos da Brigada Militar.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

13/11/25

às

15:59

gabriel

Gabriel Marques Cavalheiro. Foto: Arquivo pessoal

A Brigada Militar comunicou, na tarde desta quinta-feira (13), a exclusão dos três policiais militares envolvidos no caso Gabriel.

O caso aconteceu no dia 12 de agosto de 2022. O jovem, de 18 anos, foi encontrado morto em um açude, na localidade de Lava Pé, em São Gabriel, na Fronteira Oeste.

Segundo a denúncia, momentos antes, ele teria sido abordado pelos brigadianos e agredido por um deles com golpes de cassetete na região cervical. O corpo de Gabriel foi localizado uma semana depois do desaparecimento, submerso em um açude na localidade. A abordagem dos três policiais foi gravada em vídeo.

Confira abaixo a nota na íntegra da Brigada Militar:

A Corregedoria-Geral da Brigada Militar vem a público comunicar, por meio desta Nota, a conclusão do Conselho de Disciplina referente aos fatos ocorridos em 12 de agosto de 2022, na cidade de São Gabriel, envolvendo o Sr. Gabriel Marques Cavalheiro.

A decisão final do Comandante-Geral da Brigada Militar foi pela exclusão dos Policiais Militares dos quadros da Corporação, por entender que suas condutas os tornaram incapazes de permanecer nas fileiras da Instituição. Esta decisão encerra o processo administrativo no âmbito da Brigada Militar. A legislação ainda prevê como última instância recursal a possibilidade, por parte dos acusados, da apresentação de um recurso direcionado ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Por fim, a Brigada Militar não tolera desvios de conduta e reitera seu compromisso histórico de servir e proteger a comunidade gaúcha, fortalecendo seus mecanismos de controle interno e a responsabilidade de cada um de seus integrantes.

Porto Alegre, 13 de novembro de 2025.

Tópicos