,

Inmet emite alerta vermelho para risco de tempestade em parte do RS

O Inmet também emitiu um alerta laranja para outras regiões do Rio Grande do Sul.

publicado em

atualizado em

tempo nublado santa cruz do sul lago dourado Rosana Klafke Redacao RS 14
Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta sexta-feira (14), um alerta vermelho (grande perigo) para risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul.

Segundo o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), o tempo vai mudar no Rio Grande do Sul com ventos vindos do Norte que deixam o ar mais úmido e quente, aumentando a nebulosidade em diversos pontos neste sábado (15).

Durante a tarde e a noite de sábado, as nuvens carregadas aumentam pelo território gaúcho, que irão provocar chuva em todas as regiões do Estado neste fim de semana. Com a atuação das nuvens carregadas, o Inmet emitiu o alerta vermelho para áreas da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Missões e Região Noroeste (confira no mapa abaixo)

“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos”, disse o Inmet no alerta.

Conforme o Inmet, o alerta vermelho vale a partir da manhã deste sábado (começa as 9h) e segue até o amanhecer de domingo (16). Para as outras regiões do Rio Grande do Sul (Região Sul, Região Metropolitana, Serra e Litoral), o Inmet emitiu um alerta laranja (perigo), que vale até o fim da manhã de domingo.

Captura de tela 2025 11 14 131712
Região em vermelho aponta as áreas em perigo no Rio Grande do Sul. Crédito: Inmet

Tópicos