Um forte temporal de granizo atingiu a cidade de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (23).
O temporal afetou praticamente todos os bairros da cidade, causando estragos em residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas. A Prefeitura de Erechim decretou Situação de Emergência em todo o município.
“O Decreto Nº 6.067/2025 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações imediatas de resposta, assistência humanitária, reabilitação dos danos e reconstrução das áreas afetadas”, disse a prefeitura.
Ainda não há um levantamento oficial sobre os estragos. Conforme o vice-prefeito de Erechim Flavio Tirello, cerca de 30 mil residências foram afetadas pelo temporal.
“Estamos deslocando equipes da Defesa Civil Estadual com suporte de materiais e mantimentos para dar toda a assistência necessária em função da chuva de granizo. Também determinei ao nosso Chefe da Casa Militar, Cel. Boeira, responsável pela Defesa Civil, para se deslocar à cidade e auxiliar no gerenciamento da crise”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Aulas suspensas
Em razão dos danos estruturais causados pelo temporal, não haverá aulas nesta segunda-feira (24) nas escolas municipais. A suspensão também se estende às escolas estaduais e às escolas privadas com vagas compradas pelo município.
Atendimento em saúde
A Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) – antiga UPA, na Rua Alemanha, 985 – está aberta e manterá atendimento reforçado no Pronto Atendimento até às 23 horas, priorizando casos de ferimentos ocasionados pelo evento climático.
O Hospital Santa Terezinha informa que, devido às intercorrências causadas pela tempestade em parte dos leitos de internação, as cirurgias eletivas desta segunda-feira (24) estão suspensas. Somente casos de extrema urgência devem ser encaminhados à instituição neste momento.
Segundo a prefeitura, nesta segunda, o hospital não vai atender pacientes de menor gravidade, que são classificados como ficha azul, para poder priorizar os que mais precisam.
Distribuição de lonas
Para auxiliar as famílias com residências danificadas, a população pode retirar lonas emergenciais nos seguintes pontos:
- GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência – Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas
- Corpo de Bombeiros – Praça Jayme Lago, 111 – Centro
- Brigada Militar – Av. Amintas Maciel, 875 – Centro




