Em um jogo bastante complicado, o Grêmio empatou em em 0 a 0 com o Botafogo no Mané Garrincha, em Brasília, na noite deste sábado (28).
O jogo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro foi tenso do início ao fim. O árbitro do confronto conseguiu aparecer mais que os jogadores, estragando o espetáculo. Nos minutos iniciais, o Grêmio criou uma boa chance para abrir o placar. Aos 6 minutos do primeiro tempo, Edenilson recebeu a bola pela ponta esquerda e, mesmo sem ângulo, chutou, mas parou em John.
O Botafogo encontrou dificuldades para finalizar. A melhor chance do time carioca aconteceu 11 minutos do primeiro tempo. Marçal cruzou da esquerda e Vitinho, sozinho na área , cabeceou para fora. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro Marchesín.
Aos 42 minutos, faltou pouco para o Grêmio abrir o placar. Villasanti lançou Braithwaite, que invadiu a área e chutou cruzado, a bola passou perto da trave direita de John, assustando a torcida do Botafogo.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Grêmio iniciou mais recuado, esperando o Botafogo. No primeiro minuto, a equipe carioca chegou com perigo. Tiquinho recebeu na área e cabeceou, mas bola foi para fora.
O Grêmio não demorou muito para responder. Aos 4 minutos, Reinaldo cruzou rasteiro, Villasanti finalizou de primeira e a bola passou perto da trave esquerda de John.
À frente da equipe por conta da suspensão do técnico Renato Gaúcho, o auxiliar Marcelo Salles, fez as duas primeiras trocas aos 14 minutos do segundo tempo. Monsalve e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Cristaldo e Aravena. Após as substituições, o Grêmio conseguiu chegar duas vezes no ataque.
Já o Botafogo teve posse de bola, mas encontrou dificuldades para passar pela defesa gremista. Aos 35 minutos do segundo tempo, mais duas trocas no Grêmio. Igor, que estreou na equipe principal, e Dodi entraram nos lugares de Edenílson e Pepê.
O Botafogo voltou a pressionar e chegou ao gol, mas após rápida revisão no VAR, a arbitragem anulou o gol por impedimento de Bastos. Já aos 44 minutos, Monsalve recebeu cartão vermelho direto por toque com braço no rosto de Vitinho.
Após o lance, o árbitro perdeu mais ainda o controle do jogo, com reclamações das duas equipe. Com um a menos, Marcelo Salles fez mais uma troca, substituindo Braithwaite para entrada de Ronald.
Nos acréscimos de jogo, Kannemann cruzou o campo conduzindo a bola e ganhando dos adversários na força e na velocidade. O zagueiro gremista invadiu a área e chutou à direita da meta de John, faltou pouco para fazer o gol.
Com o resultado, o Grêmio chega aos 32 pontos na tabela. Na próxima sexta-feira, o adversário é o Fortaleza, às 21h30min, na Arena (4).