O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta quarta-feira (3), o Programa Pé no Futuro, que destina R$ 150 para compra de tênis por estudantes em vulnerabilidade social.
Aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na sessão de terça-feira (2), a estimativa é que o programa beneficie, ao todo, mais de 315 mil estudantes no Estado, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio.
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, o recurso para comprar o tênis será disponibilizado por meio de um cartão magnético do Banrisul. A previsão de início da entrega dos cartões é no dia 22 de dezembro de 2025, no Instituto de Educação Flores da Cunha, para os estudantes de Porto Alegre, e em agências do Banrisul selecionadas em outros municípios gaúchos.
“Depois de entregarmos, pela primeira vez na história, o uniforme escolar completo para todos os nossos alunos da Rede Estadual, damos mais um passo para garantir que nenhum jovem gaúcho fique para trás. Com o Cartão Pé no Futuro, estamos ajudando os estudantes que mais precisam de apoio a terem o básico para chegar à escola com dignidade, um par de tênis e meias, e, assim, combater a evasão e fortalecer esse caminho do futuro que se constrói pela educação. Nosso compromisso é remover barreiras e assegurar que cada estudante tenha as condições necessárias para seguir aprendendo e sonhando”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Para saber se tem direito ao benefício para comprar tênis, a partir do dia 15 de dezembro o estudante deve acessar o site da Secretaria de Educação. No campo indicado, inserir o CPF do beneficiário e conferir a mensagem indicando se está entre os contemplados. Nela, também constará a data indicada para retirada do cartão e o local.
A retirada do cartão deverá ser realizada pelo responsável (se estudante menor de 18 anos), ou diretamente pelo estudante (se maior de 18 anos) e é destinado para uso exclusivo na aquisição de tênis (sapato fechado) e meias.





