A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou, nesta sexta-feira (12), o primeiro boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026 sobre as praias do Rio Grande do Sul.
O boletim da Fepam aponta que os 33 pontos analisados nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul estão próprios para banho. O boletim completo está disponível neste link.
Dos demais 63 pontos onde ocorrem as coletas, que correspondem às praias do Litoral Sul, Médio e aos balneários do interior do Rio Grande do Sul, 52 estão próprios e 11 estão impróprios para banho.
Segundo a Fepam, os dados do primeiro boletim, divulgado nesta sexta são referentes aos resultados das cinco primeiras semanas de análises, que tiveram início em 10 e 11 de novembro 2025.
Conforme o primeiro boletim de Balneabilidade, as análises realizadas na praia do Cassino demonstraram resultados favoráveis, indicando que a qualidade da água está adequada para banho em termos sanitários.
“Mas atenção! Embora a água seja considerada segura, o trecho com acúmulo de lodo (Rua Buenos Aires, Rua do Riacho e Rua Farroupilha) apresenta riscos, como dificuldade de locomoção e atolamento, o que torna o local não recomendado para banho”, destacou a Fepam.
Por esse motivo, a Sema (Secretaria do Meio Ambiente de Rio Grande) orienta que os banhistas busquem outras áreas da orla para um banho mais seguro, já que a praia oferece muitos trechos livres de lodo.
Município – Balneário/Praia – impróprio para banho
1 – Barra do Ribeiro
Praia da Picada – Lago Guaíba
2 – Nova Palma
Balneário Atílio Aléssio – Rio Soturno
3 – Pelotas
Santo Antônio – Rua Bagé
4 – Pelotas
Totó
5 – Pelotas
Valverde – Av. Sen. Joaquim A. Assumpção
6 – Pelotas
Santo Antônio – Rua São José Do Norte
7 – Pelotas
Valverde – Trapiche
8 – Piratini
Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
9 – Santa Maria
Balneário Passo Do Verde – Rio Vacacaí
10 – Santiago
Balneário Distrito de Ernesto Alves – Rio Jaguarizinho
11 – Tapes
Balneário Rebelo





