,

Equipe da Santa Casa realiza festa surpresa de 15 anos para paciente em tratamento renal

Os profissionais da Santa Casa que convivem com a jovem Agatha decoraram a sala de diálise.

Avatar de Redação RS

|

17/12/25

às

14:25

Agatha

A médica Dufays e a jovem Agatha. Foto: Max Correa/Santa Casa

Colaboradores da Unidade de Diálise do Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Porto Alegre, promoveram uma festa surpresa de 15 anos para uma paciente em tratamento renal.

A festa para a jovem Agatha Oliveira transformou a rotina do hospital na manhã desta quarta-feira (17). A iniciativa reuniu profissionais de saúde, voluntários e colegas de atendimento em uma homenagem marcada pela humanização do cuidado e pela solidariedade.

Emocionada, a mãe, Daise Oliveira, destacou a importância do momento. “Foi ótimo, eu não esperava. Foi maravilhoso. O sonho dela era essa festa, porque ela já passou por muita dificuldade. É um dia mais que especial”, afirmou.

Moradora de Canoas, Agatha convive com lúpus e insuficiência renal crônica e realiza diálise desde 2019. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a jovem já passou por um transplante de rim, que evoluiu com rejeição, e atualmente está em acompanhamento para retorno à lista de espera por um novo órgão.

“Mesmo diante de uma trajetória desafiadora, a data simbólica foi celebrada dentro da Santa Casa, onde ela realiza o tratamento regularmente”, destacou a assessoria de imprensa do hospital.

Para a médica Dufays Velasquez, nefrologista pediátrica da Santa Casa, ações como essa têm impacto direto no bem-estar dos pacientes. “Esses pacientes vivem uma rotina solitária, então é um momento de felicidade. Às vezes a gente encontra ela mais abatida, e esse acolhimento é também uma forma de trazer uma leveza para essa rotina”, explicou.

Os profissionais que convivem com a jovem Agatha decoraram a sala de diálise, levaram bolo, cantaram parabéns e dançaram valsa com a aniversariante. O vestido foi doado pelo brechó da Casa de Acolhimento Madre Ana, e o cabelo foi feito de forma voluntária pelo marido de um paciente da diálise adulta, que conheceu a história da jovem e se dispôs a participar da surpresa.

A enfermeira Cíntia Machado, que acompanha Agatha ao longo dos anos, ressaltou a força da adolescente. “Ao longo desses anos, vimos uma menina crescer, amadurecer e encontrar forças mesmo nos dias difíceis. Ela traz consigo uma presença tranquila, delicada e sempre disposta a seguir adiante”, disse.

15 Anos Agatha Max Correa 4
Foto: Max Correa/Santa Casa

Tópicos