, ,

Brigada Militar resgata filhote de gato-do-mato na Região Norte do RS

Segundo a Brigada Militar, a fêmea filhote foi encontrada às margens da rodovia.

publicado em

atualizado em

gato do mato
Foto: Divulgação/Brigada Militar

Uma equipe da Brigada Militar resgatou um filhote de gato-do-mato em Mato Castelhano, na Região Norte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (12).

Segundo a Brigada Militar, a fêmea filhote foi encontrada às margens da rodovia por um morador da comunidade do Povinho Velho, interior de Mato Castelhano.

Ela estava com dificuldades para se locomover, provavelmente tenha sido vítima de atropelamento. Os policiais militares resgataram o animal, de apenas 120 gramas, e a encaminharam para avaliação de um veterinário na Liga Selvagem, através da Save especialidades.

“Assim que possível, a fêmea estará apta para ser reinserida ao seu habitat natural”, ressaltou a Brigada Militar.

Espécie

De acordo com a assessoria de imprensa da Brigada Militar, esta espécie felina selvagem pesa no máximo três quilos. Apresenta pelagem pintada semelhante a onça-pintada e jaguatirica.

“São muitas vezes caçados em áreas rurais sobre a acusação de predarem aves domésticas (galinhas), isso aliado a restrição de habitat e a atropelamentos contribui para a ameaça da espécie. O gato-do-mato está na lista IUCN, como espécie vulnerável, devido à caça ilegal, ao comércio de peles e perda de habitat”, ressaltou.

Tópicos