, ,

Sisu 2026 ofertará 13,5 mil vagas no RS

As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro.

publicado em

atualizado em

sisu
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

O estado do Rio Grande do Sul contará com a oferta de 13,5 mil vagas no processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026.

A UFPel (Universidade Federal de Pelotas) é a instituição que oferece o maior número de vagas no Rio Grande do Sul, com 2.904 oportunidades. O curso com mais vagas ofertadas é direito.

Com 2.468 vagas, a FURG (Universidade Federal do Rio Grande) é a segunda do estado com maior oferta nesta edição do Sisu. Os cursos com maior quantidade de vagas são administração e ciências contábeis.

Na terceira posição, a Unipampa (Universidade Federal do Pampa) oferece 2.241 vagas. O curso com mais oportunidades é medicina veterinária. O IFSul (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) oferece 503, os cursos com mais oportunidades são engenharia elétrica, engenharia química e engenharia mecânica.

Além dessas, outras instituições federais no estado — a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria); a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul); e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) — somam 4.857 vagas ofertadas pelo Sisu neste ano.

Em nível estadual, a UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) volta ao Sisu, com 584 vagas. Engenharia de computação é o curso com o maior número de vagas.

No total, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará mais de 274 mil vagas em todo o Brasil. A edição é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios.

As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. 

Tópicos