,

“Foi um time determinado”, ressalta técnico do Grêmio após derrota para o Fluminense

Grêmio enfrentou o Fluminense no Maracanã.

publicado em

atualizado em

55066300956 6198073819 o
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro 2026 na noite desta quarta-feira (28), mas o resultado foi negativo. No Maracanã, no Rio de Janeiro, a equipe gremista perdeu por 2 a 1 para o Fluminense.

O time carioca começou assustando. Aos dois minutos de partida, a jogada saiu no miolo da defesa gremista e John Kennedy recebeu na linha de defesa. Logo ficou de frente para o gol. Weverton saiu para crescer e abafar o chute, salvando o Grêmio.

Aos poucos, o Grêmio passou a ter mais volume de jogo. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Tetê atraiu a marcação pelo meio e fez grande passe no fundo do campo para João Pedro. Ele invadiu o lado direito da área e cruzou rasteiro. No momento exato a zaga tirou na risca da pequena área.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, em cobrança de lateral, João Pedro colocou na primeira trave. Carlos Vinícius ganhou a frente na jogada para proteger a bola e chutar girando o corpo. A conclusão passou rente à trave direita.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, o Fluminense chegou com perigo no ataque. Canobbio recebeu o passe de Lucho Acosta no centro e soltou o forte chute da entrada da área, mas pegou muito mal, mandando por sobre a meta do goleiro do Grêmio.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com mudanças, mas foi o Fluminense que retornou melhor. O time carioca abriu o placar no primeiro minuto do segundo tempo.

Após cruzamento de Canobbio, Serna tentou o domínio. John Kennedy recebeu, ganhou no corpo de Gustavo Martins e Marcos Rocha. Renê foi acionado e chutou. A bola desviou em Dodi e Weverton antes de encontrar Nonato, que só completou para o gol, 1 a 0 Fluminense.

Aos 7 minutos do segundo tempo, Weverton salvou a equipe do Grêmio. Canobbio recebeu o passe na linha de defesa e ficou de frente para o goleiro do Grêmio. Mais uma vez ele cresceu pra cima do atacante e abafou o chute, desviando de ombro a tentativa de conclusão de cavada.

Aos 12 minutos da segunda etapa, Martinelli invadiu a área em velocidade pelo lado direito e soltou o chute cruzado, para rebatida de Weverton para escanteio. A batida foi de Renê pelo lado direito, em jogada ensaiada. Ele bateu rasteiro para a meia-lua da área gremista e Lucho Acosta, livre, chegou concluindo com precisão de primeira no canto direito para ampliar a vantagem do Fluminense, 2 a 0.

O Grêmio procurou reagir no duelo e passou a sair mais de trás. Aos 26 minutos, Marcos Rocha tabelou com Tetê e tentou cruzar, mas acabou selando a marcação ficando com o escanteio. Na cobrança, Gustavo Martins escorou para a entrada da área e Tetê dominou e soltou a canhota, mas a bola passou à esquerda do gol.

Aos 28 minutos do segundo tempo tempo, o Grêmio descontou no placar. Após rebatida de escanteio, o Grêmio rodou a posse e a bola ficou com Willian, que fez a abertura para Pavon na esquerda. Ele puxou para a perna direita e cruzou na segunda trave. Gustavo Martins ganhou pelo alto para escorar de cabeça para o meio. Carlos Vinícius bem posicionado chegou para desviar de Fábio e diminuir a vantagem do Fluminense, 2 a 1.

Lutando na reta final, o Grêmio foi pra cima em busca do empate. Aos 42 minutos, Pavon deu o passe no corredor pela esquerda para André Henrique. Ele dominou na linha de fundo e rolou para trás. Willian chegou, cortou a marcação e fez o cruzamento rasteiro. Gustavo Martins bateu de chapa, ela explodiu no defensor do Fluminense e ficou limpa para o zagueiro gremista. Ele novamente bateu firme de chapa, mas acabou mandando por sobre a meta. Grande chance desperdiçada.

A última chance veio somente nos acréscimos, aos 52 minutos. Gustavo Martins escorou de cabeça e Enamorado dominou no peito para arriscar o chute de fora, mas Fábio praticou a defesa.

Coletiva

Após o jogo, o técnico Luís Castro comentou sobre o resultado negativo contra o Fluminense. “A primeira parte equilibrada, mas na segunda parte os dois gols nos deixaram com muitos problemas para buscar o resultado. A equipe se entregou muito bem durante essa reação. Foi um time determinado, que quis muito buscar um resultado diferente do 2 a 0”, ressaltou o técnico do Grêmio.

“Queremos continuar o nosso caminho com vitórias e queremos manter o espírito que tivemos hoje, de grande reação depois de sofrermos o segundo gol”, seguiu Luís Castro.

O técnico também comentou sobre os jogadores relacionadas para a partida. “Os jogadores não tinham problemas físicos, mas temos cerca de 30 jogadores e sempre haverá alguém que fica de fora. Não vou me desculpar com falta de tempo ou de jogadores. Não é momento para isso. As fragilidades que demonstramos não estão totalmente resolvidas”, disse.

Tópicos