Estão abertas, até terça-feira (10), as inscrições para o processo seletivo de ocupação de vagas não preenchidas em cursos técnicos e superiores de graduação do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).
São mais de 1.100 vagas nos 17 campi do IFRS. Os cursos, com ingresso no primeiro semestre de 2026, são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição neste processo seletivo.
As vagas são para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
As inscrições devem ser realizadas pelo site do IFRS com uso de login e senha da conta Gov.br. É necessário enviar a documentação solicitada no Edital nº 03/2026.
Cursos e vagas
Ao todo, são 1.170 vagas gratuitas, distribuídas entre os 17 campi do IFRS.
Desse total, 422 vagas são destinadas a cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (voltados a quem já concluiu ou está concluindo o ensino Médio), 43 vagas para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio (realizados ao mesmo tempo em que o estudante cursa o ensino médio em outra instituição de ensino), 127 vagas a cursos técnicos integrados ao ensino médio na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 578 vagas a cursos superiores de graduação (para quem tem ensino médio completo).
“Os cursos são presenciais, com exceção do Técnico em Multimeios Didáticos, do Campus Osório, que é na modalidade de Educação a Distância”, destacou o IFRS.





