Caxias e Juventude irão representar o Rio Grande do Sul na Copa Sul-Sudeste 2026.
Com a desistência do Inter, oficializada na quarta-feira (18), o Caxias passou a ser o último time confirmado para a disputa da competição nacional.
No Rio Grande do Sul, o Inter havia assegurado sua presença na Caxias e Juventude irão representar o Rio Grande do Sul na Copa Sul-Sudeste por ter conquistado o Campeonato Gaúcho de 2025 e não integrar nenhuma competição da Conmebol.
Mas como optou por não competir, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) repassou a vaga ao Caxias, quarto colocado do Gauchão 2025. Já o Grêmio, vice-campeão do Campeonato Gaúcho, está garantido na Sul-Americana 2026, o que abriu espaço para o Juventude assumir o lugar na Copa Sul-Sudeste 2026.
A Copa Sul-Sudeste será disputada em três etapas. Na primeira fase, cada equipe atuará seis vezes, sendo três partidas em casa e três fora. Os 12 participantes serão divididos, por sorteio, em dois grupos.
Nessa fase, os times enfrentam apenas os rivais da outra chave, em turno único, e os dois melhores de cada lado avançam às semifinais. As fases semifinal e final serão disputadas em confrontos de ida e volta. O campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
O início da Copa Sul-Sudeste está previsto para 25 de março e término em 7 de junho 2026. Os grupos ainda não foram divididos.
Times participante
- Caxias
- Juventude
- América-MG
- Operário-PR
- Volta Redonda
- Avaí
- São Bernardo
- Tombense
- Cianorte
- Sampaio Correa-RJ
- Chapecoense
- Grêmio Novorizontino




