A chuva volumosa segue em áreas do Rio Grande do Sul. Com a atuação da frente fria, continua a formação de nuvens carregadas pelo território gaúcho.
Nesta terça-feira (8) Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta, que vale até o fim da manhã desta quarta-feira (9), para chuva forte e risco de temporal em áreas do Estado.
“Chuva persistente com descargas elétricas, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais em áreas do Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte. Emergência ligue 190 ou 193″, disse a Defesa Civil do Estado.
Risco hidrológico
A previsão do tempo indica chuva mais volumosas (acima de 100 mm) na Região Noroeste, Norte e Serra gaúcha, podendo pontualmente ultrapassar os 150 mm entre quarta e sábado (12).
Nesta terça, a Defesa Civil também divulgou um mapa com os ricos hidrológico (confira no mapa abaixo).
“Dessa forma, é indicado o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para as bacias hidrográficas na metade norte do estado, sendo elas: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Alto Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Mampituba, Tramandaí e Litoral Médio e Camaquã”, disse.
Nessa condição de alerta, é apontado o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de inundações desses corpos hídricos, que não possuem monitoramento, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos.
“Devido aos volumes mais expressivos serem em regiões de cabeceiras de bacias hidrográficas, é indicado o grau de INUNDAÇÃO (cidades em laranja no mapa hidrológico) para as partes baixas das bacias hidrográficas na Taquari-Antas, Baixo Jacuí e Caí, além do rio Uruguai em toda sua extensão”, completou.






