, ,

Ministério da Agricultura divulga marcas de azeite impróprias para consumo

O Mapa divulgou uma lista com 12 marcas de azeite.

Avatar de Redação RS

|

22/10/24

às

18:17

38

(Banco de Imagens/Redação RS)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou uma lista com 12 marcas de azeite fraudadas e impróprias para consumo.

De acordo com o Mapa, as marcas são: Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras; e Garcia Torres.

“As fiscalizações e coletas de amostras são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Com base nos testes físico-químicos, os produtos foram desclassificados por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para consumo”, ressaltou o Mapa.

“As análises detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. Os produtos também representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos”, completou o Mapa.

O Mapa ressalta que consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Confira a lista:

azeite
Crédito: Mapa

Tópicos