,

Temporais causam estragos em cidades do RS nesta quinta

O Rio Grande do Sul segue em alerta para temporais isolados. Os ventos podem chegar até 100km/h.

Avatar de Redação RS

|

24/10/24

às

15:57

temporais no rs

Foto: Fran Beck / Prefeitura de Canoas

O deslocamento do ciclone extratropical e a frente fria provocaram temporais pelo Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (24), os temporais provocaram estragos em cidades da Fronteira Oeste, Região Central, Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Norte do Estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda não divulgou um balanço de estragos em razão das tempestades.

Em Cacequi, um depósito de calcário localizado na entrada da cidade foi destelhado pela força das rajadas de vento. Em São Francisco de Assis, o vento intenso arrancou o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola durante a manhã desta quinta.

Em Santa Maria as rajadas de vento chegaram a 104 km/h na Base Aérea, por volta das 9h. O vento derrubou árvore e semáforos ficaram fora do ar.

Na cidade de Canoas, uma placa de publicidade foi derrubada pela ventania na Avenida Inconfidência com a rua Guilherme Schell. Em Porto Alegre, o vento alcançou 83 km/h por volta de meio-dia, de acordo com a Climatempo. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, foram registradas 15 ocorrências de queda de árvores ou galhos de grande porte até as 13h20.

Em Caxias do Sul, o temporal provocou queda de árvores em diversos bairros, afetando o abastecimento de energia elétrica. Os bombeiros atenderam à ocorrência de uma queda de árvore na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Visconde de Pelotas, no centro de Caxias do Sul. A árvore de grande porte caiu sobre o estacionamento de uma farmácia.

O vento provocou destelhamento de diversas casas em Bento Gonçalves. De acordo com as primeiras informações, os bairros mais afetados são: Aparecida, Botafogo e Centro. Em Farroupilha, o vento provocou danos em vários pontos da cidade. Equipes dos bombeiros atendem a ocorrências nos bairros Cinquentário, São Luiz e Centro.

Em Soledade também houve vendaval nesta quinta. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a velocidade do vento chegou a 91km/h. O temporal deixou casas destelhadas e árvores caídas pela cidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros seguem atuando pela cidade. De acordo com as primeiras informações, o bairro Expedicionário foi o mais atingido pelo temporal. Em Erechim, a cidade foi atingida por um forte vendaval, a estação na cidade registrou rajadas de 122 km/h. O bairro Rio Tigre é um dos mais afetados.

O Rio Grande do Sul segue em alerta para temporais isolados. Segundo a Climatempo, os ventos podem chegar até 100km/h ao longo desta quinta.

Tópicos