Trilhas de Longo Curso no RS recebem incentivo

As trilhas passaram a ser separadas por categorias e receberão incentivos

Avatar de Rosana Klafke

|

29/10/24

às

20:30

Atualizado em: 29/10/2024 às 20:36

Trilha da Serra do Apertado em Santana da Boa Vista Foto Vinicius Matte

Trilha da Serra do Apertado, em Santana da Boa Vista (Foto: Vinícius Matté)

O Governo do Rio Grande do Sul acaba de lançar o Programa Estadual de Trilhas de Longo Curso, uma iniciativa que busca ampliar e fortalecer trilhas de longa distância no Estado. A proposta visa conectar essas trilhas a uma rede maior de trilhas locais, regionais e nacionais, promovendo o ecoturismo e a sustentabilidade.

“A criação dessas trilhas permite a conexão das pessoas com a natureza, promovendo recreação, geração de renda e conservação da biodiversidade”, afirmou Marjorie Kauffmann, secretária da Sema. Ela destacou que, além de estimular o turismo sustentável, o programa oferece novas oportunidades para o ecoturismo e lazer no estado.

Como Funcionam as Trilhas de Longo Curso?

Essas trilhas são projetadas para atividades a pé ou com meios de transporte não motorizados, sempre em ambientes naturais. Elas devem ser cuidadosamente planejadas, sinalizadas e mantidas para garantir a segurança e preservação ambiental. Um Conselho Consultivo, composto por representantes de trilhas reconhecidas, será responsável por orientar a governança do programa, promovendo a colaboração entre o governo e a sociedade civil.

Dennis Patrocínio, membro da equipe de coordenação do programa, explicou que a iniciativa nasceu de uma colaboração coletiva e é inspirada na Rede Brasileira de Trilhas. “Esse programa foi criado a partir de um movimento orgânico, onde cada etapa é uma conquista coletiva. Estamos muito felizes com os avanços que construímos em grupo”, comentou Patrocínio.

Categorias de Trilhas

O decreto, publicado em 18 de outubro de 2024, classifica as trilhas de acordo com o tempo necessário para completá-las:

  • Trilhas Locais: percorridas em poucas horas ou um dia.
  • Trilhas Regionais: levam entre dois e 28 dias.
  • Trilhas Nacionais: com duração superior a 28 dias, são formadas pela junção de, pelo menos trilhas regionais.

Quer saber mais sobre turismo e receber dicas de viagens? Siga-nos no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.

Tópicos