No próximo sábado (23), a Rua Coberta de Taquara, será palco da Festa da Consciência Negra, evento que faz parte da 3ª edição da Semana da Consciência Negra, cujo mote é “Ancestralidade viva: raízes fortes para um futuro resiliente”.
A programação, que inicia às 16h, tem como objetivo celebrar a cultura afro-brasileira e promover reflexões sobre a importância da consciência racial e da ancestralidade.
A festa começa com os Pontos de Umbanda, conduzidos por Antônio Gabriel de Xangô. A programação segue com uma roda de capoeira, promovida pela União de Raças, e apresentações de artistas locais, incluindo Samuel Jackon, Lady Black e MC Neguinho, a partir das 17h.
Às 19h, o Grupo de Expressão Afro Omodua apresenta “Corpo Negro em Ação”, trazendo uma performance que destaca a dança e a cultura afro. A diversão continua às 20h com o “Samba das Patroas”, um espetáculo que promete animar o público.
A Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado se apresenta às 21h, trazendo toda a energia e alegria das tradições carnavalescas. Para fechar a noite, o Grupo de Pagode Boteco do Zé se apresenta às 22h, garantindo um encerramento festivo e cheio de ritmo.
Durante o evento, também haverá uma feira de produtos estilizados com a temática Racial, como roupas, bijuterias, cosméticos para pele negra, artesanato, souvenirs, e também produtos coloniais do Quilombo Paredão Alto de Taquara.
“A Festa da Consciência Negra é uma oportunidade de celebrar a rica herança cultural africana e promover a união e o respeito entre todos os cidadãos. A entrada é gratuita e todos são bem-vindos para celebrar a diversidade e a resistência cultural em Taquara”, ressalta o ativista e secretário do Instituto Pró-Cidadania, Cristiano Oliveira.