A Casa da Memória Unimed Federação/RS, em Porto Alegre, abre a exposição Nelson Boeira Faedrich: Trajetória quinta-feira (12).
A visitação, com entrada franca, está aberta ao público de segunda a sexta, das 13h às 18h, e no primeiro e terceiro sábado do mês, das 10h às 14h. A mostra dá sequência às realizações da Casa da Memória na promoção da história da arte no Rio Grande do Sul, com retrospectivas de artistas de relevância, iniciadas com Pedro Weingärtner e José Lutzenberger.
Nelson Boeira Faedrich foi um autodidata que atuou em áreas que se completaram: pintura, desenho, ilustração, projeto gráfico, desenho de publicidade, cenografia e até mobiliário.
O artista consagrou-se como ilustrador de capas e livros na antiga Livraria do Globo e por encomendas; cartazista no Rio de Janeiro na década de 1940; diagramador e ilustrador em três grandes jornais gaúchos, entre 1954 e 1974; desenhista de publicidade para inúmeros clientes, em Porto Alegre e Rio de Janeiro, entre as décadas de 1930 e 1950; e foi cenógrafo e figurinista em espetáculos teatrais, em especial na décadas de 1950 e 1960.
Sobre a sua pintura, será exposto na Casa o maior conjunto do artista desde 1981 (quando realizou uma retrospectiva no MARGS), sendo esta linguagem o enfoque principal, com a exibição de exemplares de sua intensa produção pictórica nas décadas e 1970 e 1980, após aposentar-se da imprensa e dedicar-se com afinco à pintura.
Em pintura, sua mais famosa série de pinturas foi Orixás (1978), exibida em várias capitais e com a edição de luxuoso álbum. Na ilustração de livros, os trabalhos mais famosos foram Lendas do Sul (Simões Lopes Neto), O Tempo e o Vento (Erico Veríssimo) e os Contos de Andersen, além de inúmeros livros infantis.
Com cerca de 100 originais, a exposição apresentará também desenhos artísticos, projetos gráficos, cartazes, peças de publicidade, jornais e outros suportes. A Casa da Memória fica localizada na Rua Santa Terezinha, 263.