Em 2025, o Porto Verão Alegre convida o público a viver a cidade na época mais quente do ano, descobrindo a arte em diferentes espaços da capital gaúcha e da Região Metropolitana.
Entre os dias 9 de janeiro e 16 de fevereiro, serão realizadas 170 atrações de teatro, música e dança – número recorde em todas as 26 edições. Dentro da programação, mais de 40 serão apresentadas no evento pela primeira vez e mais de 15 escolheram o festival para fazerem suas estreias absolutas. Além disso, o Porto Verão Alegre receberá oito espetáculos de fora do Rio Grande do Sul.
As performances acontecerão em 19 palcos gaúchos: o Centro de Eventos do BarraShoppingSul e o Espaço 373, novidades no circuito de programação, além dos já conhecidos Bar do Nito, Bar Ocidente, Casa de Espetáculos, CHC Santa Casa, Goethe-Institut, Instituto Ling (com o auditório e o salão de eventos), Sala Álvaro Moreira, Sala Carlos Carvalho, Teatro Bruno Kiefer, Teatro CIEE-RS Banrisul, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Unisinos, Theatro São Pedro, Zona Cultural e os teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.
Renda
O festival multicultural que nasceu em 1999 com o objetivo de valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o mercado que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio.
A expectativa deste ano é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.
“O Porto Verão Alegre sempre deu prioridade aos grupos locais, e entendemos que isso é ainda mais importante neste momento ainda de recuperação do Estado. Receberemos muitos espetáculos novos, feitos durante o período de retomada e que inclusive trazem essa temática, além de clássicos da nossa cena artística. Cada apresentação é única e tem sua importância e relevância dentro do festival”, destacam Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, idealizadores e organizadores do evento.
Ao abrir as inscrições em agosto deste ano para artistas e produtores de todo o Brasil, o festival recebeu recorde de adesão, com mais de 600 inscritos para participar. “Ficamos muito contentes com a procura pelo evento nesta edição, que prova a importância do Porto Verão Alegre para a classe artística”, completam os fundadores.
Assim como nos últimos anos, a programação terá atrações para todos os gostos, abrangendo gêneros de comédia, comédia dramática, musical, infantil, drama, experimental, stand up, dança, espírita e ilusionismo, e diversas sessões serão acessíveis, com audiodescrição e tradução em Libras.
Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (12), às 17h, no site do evento com preços de R$ 21 a R$ 80. A partir de janeiro, haverá comercialização também nos pontos de venda físicos.