O Palco Bell’Anima, em São João do Polêsine, na Região Central do Rio Grande do Sul, recebe no domingo (29), às 20h, o concerto de estreia da obra A Paixão das Musas I, de Vagner Cunha.
No palco, estarão a Filarmônica Ontoarte Recanto Maestro, regida pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, e as sopranos convidadas Eiko Senda e Carla Maffioletti. A apresentação terá ingressos à venda no dia da apresentação, a partir das 19h, no local, com preço único de R$ 100.
O concerto marca a inauguração de nove estátuas de mármore, cada uma delas representando uma musa da mitologia grega (confira abaixo), criadas por iniciativa do diretor da Bell’Anima, Claudio Carrara, que cedeu o pátio da sua casa para a construção do teatro.
“Entendo que a minha casa tem se transformado, aos poucos, em um instituto de arte, formação, educação e inspiração. E acredito que ter as musas da arte na plateia, no entorno do palco, reforça a proposta da Bell’Anima de resgatar o pensamento clássico”, explica Carrara.
As obras foram esculpidas em um ateliê na França a partir de desenhos feitos pelo artista plástico e arte-educador Claudio Toscan Jr. Com altura variando entre 1,55m e 1,75m e com cerca de meia tonelada cada, as esculturas serão distribuídas em torno da plateia do anfiteatro ao ar livre inaugurado em 2021.
São elas Clio (musa da história), Urânia (musa da astronomia), Thalia (musa da comédia), Melpomene (musa da tragédia), Therpsicore (musa da dança), Polymnia (musa da música sacra), Erato (musa da poesia romântica) e Calíope (musa da poesia épica) – todas representadas em mármore branco – além de Eutérpe (musa da música), que ganha ainda mais destaque, em mámore negro.
“Em cada uma era preciso encontrar a forma, o gesto, a expressão, a postura… a síntese em imagem do que é, do que significa e intenciona”, ressalta Toscan.