Conforme alertou a Defesa Civil do Estado, a cidade de Porto Alegre foi atingida por chuva forte e volumosa nesta quarta-feira (1).
A chuva provocou alagamentos e transtornos em diversos pontos da Capital gaúcha. Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), há cerca de15 ocorrências abertas, sendo 12 bloqueios totais por acúmulo de água, um bloqueios parciais e dois bloqueios totais ocasionados por queda de árvore em razão da forte tempestade.
Com o grande volume de chuva, o Guaíba transbordou e provocou bloqueio total na orla da Avenida Guaíba com a Avenida Oswaldo Gonçalves Cruz, em Ipanema, na zona Sul de Porto Alegre. Além disso, há diversos pontos com alagamento em torno do Aeroporto Salgado Filho.
A chuva também afetou a cerimônia da posse do prefeito de Porto Alegre. Na Usina do Gasômetro, onde ocorreria a posse do prefeito reeleito Sebastião Melo e sua vice Betina Worm, além do secretariado municipal, ficou sem luz durante a cerimônia. O entorno da Usina também ficou inundado.
A falta de luz em três Estações de Bombeamento de Águas Pluviais de Porto Alegre, devido a tempestade desta ameaça o abastecimento de água em diversos bairros.
As localidades que correm risco de fornecimento de água com baixa pressão ou até desabastecimento são: Menino Deus, Santa Tereza, Belém Velho, Vila Nova, Bom Jesus e Vilas Jardim, Fátima-Pinto, Baltazar de Bem e Cefer 2.
