Uma operação de rotina da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) flagrou, na tarde deste domingo (12), um racha em Porto Alegre.
Segundo a EPTC, dois veículos disputaram uma corrida na Avenida Beira-Rio, que fica próxima das praias da Orla do Guaíba, no Bairro Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre.
“O flagrante da irregularidade, popularmente conhecida como racha, ocorreu na avenida Beira-Rio, por volta das 15h30, em um momento de grande movimentação de pedestres e banhistas”, ressaltou a EPTC.
Após abordagem e tentativa de fuga, os infratores foram acompanhados e interceptados pelos policiais da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta do 21º Batalhão de Polícia Militar, que prestaram apoio na ação conjunta.
Os condutores, que não estavam habilitados, tiveram seus veículos recolhidos e foram autuados com base no artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro.
“A multa aplicável para este tipo de infração é de dez vezes o valor da infração de natureza gravíssima, o que resulta em uma sanção pecuniária de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa é dobrada e pode chegar a quase R$ 6 mil”, disse a EPTC.
Os infratores envolvidos no racha também poderão responder penalmente pelo crime de trânsito previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro.
“Com pena de detenção de seis meses a dois anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir (de dois meses a cinco anos)”, completou a EPTC.
A identidade dos condutores não foi divulgada.