A Prefeitura de Porto Alegre comunicou que os dez totens de monitoramento e alerta contra desastres climáticos entram em operação nesta quarta-feira (15) na Capital.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e gestores municipais participarão do teste final em um dos equipamentos às 14h, no totem do Arroio Moinho, na Rua da Represa, 9, bairro Coronel Aparício Borges.
Na sequência, será feita uma visita ao Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), localizado na Rua Buenos Aires, 156, bairro Jardim Botânico.
“O Cemadec foi reformado e adaptado para operar o novo sistema de monitoramento climático da Capital”, afirmou a prefeitura.
Sistema
Os equipamentos eletrônicos podem realizar diversas medições, como volume de precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, pressão, qualidade do ar e radiação solar.
“As câmeras de videomonitoramento instaladas nos totens têm visão de 360° graus, e os alto-falantes de grande potência têm a função de propagar o som ao vivo ou reproduzir mensagens automáticas programáveis e emitir avisos por sirene”, completou a prefeitura.
Locais
- Ilha Grande dos Marinheiros: Rua Nossa Sra Aparecida, 10, Arquipélago.
- Arroio Passo das Pedras: Av. 10 de Maio, 592, Passo das Pedras.
- Arroio Sarandi: Avenida Assis Brasil, 629.
- Arroio Sarandi: Rua Adherbal Barbosa Faria, 601.
- Arroio Moinho: Rua da Represa, 9, Coronel Aparício Borges.
- Humaitá/Vila Farrapos: Rua Frederico Mentz, 145.
- Ilha da Pintada: Rua Capitão Coelho, 46 – BL P.
- Barragem Lomba do Sabão: Rua do Zaire, 184, Lomba do Pinheiro.
- Arroio Guarujá: Av. Guaíba, 2811, Vila Assunção.
- Travessa do Espigão: Av. Beira Rio, 1364, Lami.