Na primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2025, o Grêmio empatou em 0 a 0 com Brasil de Pelotas na estreia do técnico Gustavo Quinteros.
No Estádio Bento Freitas, em Pelotas, na noite desta quarta-feira (22), as duas apresentaram dificuldades no ataque, principalmente para finalizar.
Aos 4 minutos do primeiro tempo, o Grêmio chegou pela primeira vez ao ataque. O zagueiro Jemerson fez um lançamento para Cristaldo, que estava dentro da área adversária. Na caída da bola ele tentou desviar de cabeça, mas a bola foi direto no meio, nas mãos do goleiro do Brasil de Pelotas.
Aos poucos, a partida ficou bastante disputada no meio de campo. Aos 15 minutos do primeiro tempo, em lançamento pelo lado direito de João Pedro, a bola encobriu a defesa do Brasil de Pelotas. Em velocidade, Braithwaite correu para evitar a saída e ainda conseguir a conclusão de perna direita. O goleiro Wellington abandonou a meta para fechar o ângulo e fazer o desvio pela linha de fundo.
Depois dessas oportunidades, quem chegou mais foi o time da casa. Em duas conclusões de fora da área, em chutes fortes, Gabriel Grando teve que trabalhar. No primeiro chute a bola quicou à frente do goleiro gremista que defendeu espalmando para o lado. Na segundo, ele encaixou a bola sem dar rebote.
O Grêmio buscava novas investidas no ataque, mas pecava no último passe. Aos 32 minutos, Dodi ganhou da marcação e deixou Aravena livre para fazer o gol. O chileno enquadrou o corpo para bater de perna direita, mas o goleiro do Brasil de Pelotas conseguiu diminuir o ângulo e defender com as pernas.
Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Brasil de Pelotas criou uma boa oportunidade no ataque. Depois de uma jogada coletiva, a bola foi lançada na área do Grêmio. Mayk não conseguiu afastar e a bola ficou limpa para Histone dominar e soltar a bomba. O chute acabou sendo muito forte, mas por sobre a meta de Grando.
Segundo tempo
A partida diminuiu bastante de ritmo nos primeiros minutos do segundo tempo, com poucas investidas mais claras ao ataque por parte das duas equipes.
Aos 13 minutos, Pavon fez um cruzamento para trás. De primeira, Braithwaite concluiu de sem pulo e a bola explodiu na trave direita do Brasil de Pelotas.
Aos 22 minutos, o Grêmio começou a pressionar com jogadas pelas laterais. Pavon cruzou da direita e Aravena dominou com o peito pela canhota da área. Logo rolou para o meio da área e Cristaldo chutou de primeira, mas a bola desviou na marcação.
Aos 34 minutos, Mayk perdeu a posse e Gabriel Moysés recebeu a bola. Ele foi pressionado pela defesa do Grêmio, mas conseguiu chutar. A bola passou perto do gol do goleiro Grando. Escapou o Grêmio.
O jogo caiu bastante de ritmo e as duas equipes sentiram o desgaste na reta final da partida. Pelas trocas e uma longa parada para análise do VAR, a arbitragem sinalizou 11 minutos de acréscimos, mas as duas equipes não conseguiram ser objetivas no ataque.
Coletiva
Após o jogo, o treinador do Grêmio destacou a parte física da equipe gremista.
“Tivemos 14 dias de treinamento, e sinceramente demos muita importância para a parte física. Apenas nos últimos dias conseguimos trabalhar a parte tática, na saída de bola e na pressão na saída do adversário”, ressaltou Gustavo Quinteros.
“Tempo para formar uma equipe competitiva. De quatro a seis semanas a equipe já tem que mostrar algo. Estamos repondo os jogadores que se foram. Estamos trabalhando para ir incorporando os jogadores e o modelo de jogo”, seguiu.
“Estamos buscando a possibilidade de reforçar urgentemente a posição dos extremas do elenco. Precisamos de jogadores de experiência para montar uma equipe forte”, completou o treinador do Grêmio.