Estreando na Arena em 2025, o Grêmio não teve dificuldades para vencer na noite deste domingo (26). O tricolor aplicou 4 a 0 no Caxias, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho.
Com o apoio de cerca de 17 mil torcedores, o Grêmio pressionou durante todo o primeiro tempo. Logo aos 3 minutos de jogo, João Pedro finalizou de dentro da área, mas a bola passou perto da trave do goleiro Matheus.
Aos 6 minutos, após um contra-ataque, Aravena cruzou para Pavon, mas ele chutou errado. Após o lance, o Grêmio seguiu com a pressão. Aos 7 minutos de partida, Pavon passou para Aravena, que finalizou forte, mas o goleiro do Caxias fez grande defesa, espalmando a bola para longe.
O Caxias só conseguiu levar perigo aos 15 minutos do primeiro tempo. Nicholas recebeu na ponta direita, cortou para o meio e bateu sem marcação para a defesa de Gabriel Grando. Aos 22 minutos, Braithwaite passou para Cristaldo. Ele chutou rasteiro, mas o goleiro Matheus desviou e a bola bateu na trave.
No último lance de perigo no primeiro tempo, aos 31 minutos, Pavon deu ótimo passe para João Pedro pela direita. O lateral cruzou para Cristaldo, que se jogou para finalizar, mas a bola passou à esquerda do gol de Matheus.
Segundo tempo
Após o intervalo, o Grêmio voltou com suas primeiras mudanças. O meia Edenílson entrou no lugar do volante Dodi e o centroavante André Henrique entrou no lugar do atacante Aravena.
As trocas surtiram efeito imediatamente, nos primeiros segundo o Grêmio abriu o placar. No seu primeiro lance na partida, Edenilson tocou para Braithwaite, que abriu caminho entre a defesa do Caxias e chutou forte no canto esquerdo do goleiro Matheus, 1 a 0.
Após o gol do Grêmio, o duelo ficou mais disputado no meio de campo, com maior ofensividade Tricolor, porém sem voltar a levar perigo à meta do Caxias.
Aos 20 minutos, Gustavo Quinteros promoveu sua terceira substituição: saiu o meio-campista Cristaldo para a entrada do atacante Pavon. Três minutos depois, o Grêmio quase ampliou. André Henrique recebeu pela esquerda, passou da marcação e cruzou rasteiro para Braithwaite, que não alcançou para desviar para o gol.
Aos 24 minutos do segundo tempo, após contra-ataque, o Grêmio ampliou placar. Pavon recebeu a bola e superou a defesa do Caxias para fazer 2 a 0. Aos 34 minutos, o Caxias tentou a reação em jogada de Welder, que passou pela marcação e finalizou, mas Gabriel Grando salvou o Grêmio.
No minuto seguinte, foi a vez do Grêmio, chegar e ampliar o placar na Arena. Em jogada pela direita, Edenílson passou para Pavon, que cruzou rasteiro. Braithwaite, em jogo de corpo, deixou passar para Monsalve, que dominou e chutou no cantinho, 3 a 0.
Nos acréscimos, o Grêmio fechou a goleada. Pepê lançou para Edenílson, que avançou e chutou na saída do goleiro Matheus, 4 a 0.
Coletiva
Na coletiva, o técnico Gustavo Quinteros ressaltou a postura da equipe do Grêmio no segundo tempo.
“Melhoramos em relação a partida anterior, principalmente na parte defensiva. O primeiro tempo foi bom, mas o segundo foi melhor ainda. Mais organizados, mais juntos, defendemos melhor em bloco. O rival teve poucos espaços”, disse o técnico do Grêmio.
“Nós queremos dar velocidade ao jogo, atacar em transição rápida e isso leva tempo. Queremos uma equipe que se defenda em bloco e ganhe mais bolas divididas. Estamos contentes, fizemos um bom segundo tempo e demos um passo adiante”, completou.
Para o próximo confronto, o técnico do Grêmio admitiu que pode fazer mudanças na equipe.
“Tenho pensado em fazer muitas trocas para a próxima partida. João Pedro terminou desgastado fisicamente, Jemerson, Villasanti, Braithwaite e Pavón também. Não queremos gerar alguma lesão”, ressaltou.