Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai manter a bandeira verde, sem cobrança de taxa extra na conta de luz, em fevereiro.
A Aneel fez o comunicado na noite desta sexta-feira (31). “O volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro. Com isso, os consumidores não terão custo adicional nas contas de energia devido à previsão da geração hidrelétrica favorável”, disse em nota.
A medida é válida para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional ) do país, que inclui os consumidores do Rio Grande do Sul. É o terceiro mês consecutivo que a bandeira verde é acionada.
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia.
“Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, ressaltou a Aneel.